BOAS VINDAS

BOAS VINDAS

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

Água contaminada com hormônios

O vilão é o estrogênio, que põe em risco a qualidade da água dos mananciais

Um estudo divulgado recentemente nos Estados Unidos buscou entender os fatores que estão por trás de mais uma ameaça que paira sobre os cursos d'água: a contaminação por estrogênio, um hormônio sintético presente em anticoncepcionais orais e produtos veterinários.

Os autores do trabalho, pesquisadores do Programa de Saúde Reprodutiva e Meio Ambiente, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, buscaram basicamente compreender de onde vem o estrogênio que coloca em risco a qualidade da água e traz prejuízos para quem a ingere.

Há suspeitas de que o consumo de água contaminada por estrogênio provoque nas pessoas desequilíbrios hormonais e reprodutivos e a feminização de peixes.

Além de ser produzido naturalmente pelo organismo feminino - o estrogênio é um importante hormônio sexual -, essa substância também é encontrada em grande variedade de produtos de uso diário, como cosméticos. "O hormônio específico utilizado em contraceptivos é apenas uma dessas variações", explica Amber Wise, uma das autoras da pesquisa.

O estrogênio das pílulas anticoncepcionais responde por parte da contaminação, mas num nível bem menor quando comparado ao uso veterinário da substância. O estudo revelou que o emprego de estrogênio em animais (para controlar a fertilidade ou aumentar a produção de leite) chega a ser cinco vezes maior do que o uso humano.

O estrogênio é eliminado nas fezes e, devido ao emprego do estrume como adubo, facilita-se o escoamento do contaminante para cursos de água.

Para combater o problema, os pesquisadores recomendam que se dê menos hormônios sintéticos aos animais.

Sugerem, também, tornar mais eficiente o tratamento de esgotos. "É importante modernizarmos as instalações de tratamento de efluentes, incluindo a desinfecção com ozônio e/ou raios ultravioleta, métodos capazes de remover compostos como o estrogênio sem a introdução de outros produtos químicos", completa Wise.

http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Noticia_Detalhe.aspx?codigo=21458

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails