BOAS VINDAS

BOAS VINDAS

Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

BRASKEM - Falha de processo causou acidentes na indústria química, aponta IMA

16:08 - 23/05/2011


Carlos Madeiro e Josenildo Törres


Depois de uma vistoria de quase quatro horas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas concluiu que uma “falha de processo” na produção do cloro-soda resultou no rompimento das tubulações que acarretaram dois acidentes entre sábado (21) e madrugada desta segunda-feira (23).

“A área onde houve o acidente não tinha pressão, era um vácuo, então só houve acidente porque houve ignição. E só existe ignição em altas temperaturas”, explicou o presidente do IMA, Adriano Augusto.

Embora saiba já que houve “falha de processo”, a causa ainda é desconhecida. “Técnicos de outros estados virão para Alagoas para investigar as causas. A Braskem fez um pedido de ajuda, porque é fora da área de atuação deles”, afirmou.

Por conta do desconhecimento das causas do acidente, o presidente do IMA informou que toda a produção de cloro-soda está paralisada até que seja descoberto o motivo dos acidentes. “Existe toda uma série de contingenciamentos para evitar possíveis novos acidentes”, disse.

Sobre o valor da multa que será aplicada à Braskem, Adriano Augusto informou que ela deve ser definida após reunião com integrantes do Apel (Awareness and Preparedness for Emergency at Local Level). “Esse valor sairá provavelmente nesta terça-feira”, frisou o presidente do IMA.

Sindicato diz que houve falha
O diretor de comunicação do Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro), Antônio Freitas, afirmou que “dois acidentes em menos de 30 horas mostram falha de procedimentos da Braskem”.

Segundo ele, o local onde a empresa está instalada oferece sérios riscos à população da parte baixa de Maceió, mas ele afirmou que a Braskem deve ter cometido falhas nos procedimentos realizados dentro da planta da capital alagoana. “Pelo horário em que os acidentes ocorreram, e pelo fato de dois incidentes terem sido gerados na unidade em pouco mais de um dia, mostra que há erros graves e que não podem ocorrer em uma empresa do porte da Braskem”, frisou.

O diretor de comunicação do Sindipetro disse ao Tudo na Hora que a empresa deveria adotar procedimentos para instalar equipamentos que alertem a população em caso de acidentes. Antônio Freitas também destacou que é imprescindível treinar os moradores para que saibam como agir em caso de vazamento de produtos tóxicos e explosões, a exemplo das ocorridas no sábado (21) e nesta segunda-feira (23).

“Já existem sirenes no bairro Pontal para que a população seja alertada em casos de acidentes e possa sair de suas casas a fim de procurar um local seguro. Líderes comunitários também são treinados para orientar a população a evacuar áreas atingidas por produtos tóxicos, mas estranhamente esses procedimentos não foram adotados no bairro Trapiche”, criticou o líder sindical.

http://tudonahora.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails